Musas de Tinta

z

Jane Porter

É o principal par romântico de Tarzan e também foi criada por Edgar Rice Burroghs na série de livros do herói.

A história conta que após se tornar adulto Tarzan salva um grupo de americanos deixados na costa  por marinheiros amotinados (praticamente a mesma situação que seus pais).

Entre essas pessoas está Jane Porter, e ele logo se apaixona, mas o detalhe é que ela está noiva de William Clayton (primo de Tarzan e também herdeiro ao título de Greystoke).

Tarzan e Jane viveram um romance curto, no entanto o herói renuncia seu amor e por sequência seu título por achar que ambos estariam melhor com seu primo (somente no livro, The Return of Tarzan, de 1913, o casal vivenciou seu amor).

É interessante notar que de alguma forma misteriosa mudaram a origem da heroína que em algumas adaptações ela é britânica, mas no livro é norte-americana (mudaram até o seu nome para Jane Parker).

Depois de se casarem Tarzan e Jane foram pais de Korak . Um outro detalhe curioso é que o personagem existe apenas no seriado cinematográfico O Filho de Tarzan, de 1920.

Além dos livros podemos notar a presença de Korak em algumas tiras, gibis e livros. No famoso período em que Johnny Weismuller, interpretou Tarzan ao lado Maureen O’ Sullivan, Korvak foi substituído por um filho adotivo (já que eles não eram casados).

Esta censura deve ter sido imposta pelos padrões morais da época e substituíram Korvak por Boy vivido pelo ator mirim Johnny Sheffield.

Assim como a lista de atores que encarnaram Tarzan ao longo dos anos é enorme. Em contrapartida a de atrizes que emprestaram sua beleza para Jane Porter também não fica para trás.

Aliás em algumas  produções aconteceu de deixarem a personagem de lado, mas também trataram de arranjar outros pares românticos para o Homem Macaco.

A atriz Enid Markey ficou famosa por  interpretar a primeira Jane Porter do cinema, em 1918.

A segunda atriz que deu vida a heroína foi Karla Schramm que trabalhou com dois Tarzans, Gene Pollar e P. Dempsey Tambler, em 1920. Depois foi a vez de Louise Lorraine com Elmo Lincoln, em 1921.

A inesquecível Maureen O’ Sullivan foi a atriz que mais se destacou interpretando Jane Porter durando de 1932 a 1942 (atuando ao lado de Johnny Weismuller nas aventuras do herói).

Ela repetiu tanto o papel que chegou num momento que estava enjoada dela, pois já não aguentava mais. Maureen decidiu dar um basta para não ficar eternamente marcada só que não teve jeito, porque sempre será lembrada por seu papel mais famoso.

Assim que Maureen declinou do papel veio Brenda Joyce que atuou de 1945 a 1949 (detalhe é que trabalhou tanto com Johnny Weismuller quanto com o Tarzan posterior vivido po Lex Barker).

As atrizes Vanessa Brown (1950), Virginia Houston (1951), Dorothy Hart (1952), Joyce MacKenzie (1953), Eve Brent (1958) e Joanna Barnes (1959) também se destacaram dando vida a heroína.

Tarzan, The Ape Man, de 1981 foi uma versão cinematográfica que teve Bo Derek uma outra atriz famosa (considerada um dos grandes símbolos sexuais daquela época).

Tarzan é interpretado por Miles O’Keeffe, mas  o filme é considerado ruim demais pela crítica.

Já em 1984 tivemos Greystoke: A Lenda de Tarzan e Andy MacDowell foi uma atriz que interpretou de uma forma fiel a personagem que estava nos livros.

Na curta série televisiva Lydie Denier interpretou Jane Porter  indo apenas de 1991 a 1994.

Na versão da Disney deram uma melhorada na personalidade de Jane Porter  transformando-a numa mulher simpática e ao mesmo tempo aventureira. Ela é a filha  única do Professor Arquimedes Porter que foi para África estudar os gorilas (sendo salva pelo Tarzan por quem se apaixona quando envolve-se numa confusão com babuínos).

A versão da Disney é a mais influente dos últimos anos, porém agora temos Tarzan: A Evolução da Lenda que trouxe o mito pros dias atuais. E também uma nova Jane Porter totalmente diferente da personagem clássica (logo saberemos se ela será marcante).

Confira na galeria abaixo algumas imagens de Jane Porter e algumas princesas da Disney que encontrei na web

0 1 2 3 4 5 6

Jane-Porter-(Tarzan)

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22-disney_princess_pin_up_by_blithegirl 23-disney-princess-by-blithergirl 24-blithegirl 25 26-princesas-disney-vilas 27-disney_parade_by_joel27 28-disney_parade2_by_joel27 30-disney_princess-by-j. scott campbell 30-rapunzel-by-lanutak 31-pink_princess_and_the_frog_by_daekazu 32 33 34 elsa-frozen jane-andie macdowell jane-bo derek jane-brenda joyce jane-dorothy dunbar jane-Enid_Markey jane-ethel-dwyer jane-eve_brent jane-jane march jane-joanna barnes jane-karla schramm jane-louise_lorraine jane-lydie denier Jane-maureen o'sullivan jane-maureen-o'sullivan jane-natalie kingston  Pinup_Kida_by_mimi_na Pinup_Malificent_by_mimi_na Retro_Ariel_by_mimi_na Retro_Cinderella_by_mimi_na Retro_Elastigirl_by_mimi_na Retro_Esmeralda_by_mimi_na Retro_Giselle_by_mimi_na Retro_Jane_by_mimi_na Retro_Megara_by_mimi_na Retro_Mulan_by_mimi_na Retro_Pocahontas_by_mimi_na Retro_Queen_of_Hearts_by_mimi_na Retro_Rose_by_mimi_na Retro_Snow_White_by_mimi_na wallpaper 0 wallpaper 1

Advertisements

Ober un evezhiadenn

Filed under Musas de Tinta

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out / Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out / Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out / Kemmañ )

Google+ photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google+ Log Out / Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s