Musas de Tinta

z

Vespa

Janet Van Dyne foi criada também por Stan Lee e Jack Kirby. Surgindo pela primeira vez no gibi Tales to Astonish #44, de 1963 (e seu nome de heroína é Wasp, no original).

Jan é uma famosa socialite, filha do renomado cientista Vernon Van Dyne, que infelizmente fora assassinado. Quando este fatídico momento aconteceu Jan foi pedir ajuda ao amigo de seu pai, o Doutor Hank Pym. Sem ela saber o doutor tinha uma vida heroica secreta agindo como o Homem-Formiga.

Devido a forma como Jan se expressava sua dor e pelo seu comportamento moral (e sensibilizado, porque também havia perdido sua esposa). Hank decidiu revelar sua identidade secreta e convidou-a punir os criminosos.

Criando então a partir de suas pesquisas biomoleculares algo similar com o que já usava. Jan pode encolher ficando do tamanho de um inseto e seu corpo ganha asas quando fica assim. Além disso ganha força sobre-humana e consegue ferroar seus adversários quando deseja disparando raios energéticos de suas mãos.

Após vingar a morte de seu pai, Jan gostou da vida heroica e passou então a fazer dupla com Hank. A amizade entre eles foi se transformando em amor e eles se casaram.

O casamento da Vespa foi publicado na edição The Avengers # 60, de 1969. Contando com a arte de John Buscema e roteiro de Roy Thomas.

O herói era o Jaqueta Amarela e o restante da equipe estava totalmente aborrecido por causa de sua decisão (que tinha um motivo que só ela compreendia).

Eles desconfiavam que Hank Pym havia sido deixado pra morrer por culpa do Jaqueta Amarela, mas todos sabemos que o Jaqueta foi criado por um distúrbio na personalidade de Hank. E também outro motivo seria o interesse dele na fortuna de Jan, pois todos desconfiavam que o Jaqueta estava interessado apenas nisso.

Pra tornar tudo mais doido o casório foi invadido pela equipe de vilões do Mestre do Picadeiro e seu Circo do Crime (atualmente vilões de quinta categoria da editora).

Sem saber de nada Jan recebia ajuda pros preparativos de Sue Storm e Crystal pra chamar a atenção dos leitores havia convidados ilustres como: Nick Fury, Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Doutor Estranho, Demolidor entre outros.

A confusão começou quando a equipe de vilões começou a perturbar tudo mantendo Jan sob custódia, então Hank fica desvairado mostrando ser o Golias, pra mim é a mesma coisa que o Gigante (o herói teve mais de uma identidade heroica ao longo dos anos).

Quando acabou a confusão e os vilões foram derrotados,  Jan já desconfiava do ataque esquizofrênico de Hank e sabia que o Jaqueta era ele o tempo todo (uma história meio complicada, mas muito maneira e com aquele famoso final feliz daqueles tempos).

Bom, a popularidade das histórias da dupla foi o principal motivo para torna-los membros fundadores dos Vingadores. Foi Jan quem teve a ideia de nomear a equipe e nos gibis antigos ela era mostrada usando diversos uniformes.

Dai então aproveitaram que por Jan ser uma estilista vivia trocando constantemente de roupa.

A Vespa teve duas aparições nos desenhos da Marvel a primeira foi no desenho de 1999 que é ruim pra caramba e depois na aclamada versão Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Sua personalidade é muito envolvente demonstrando ser além de simpática, uma aventureira nata e adora implicar com Hank por quem nutre uma paixão (que mostrava ser aparentemente não correspondida).

Recentemente a heroína retornou dos mortos, pois durante a saga Invasão Secreta tinha ido pro além após ser enganada por um falso Hank Pym.

Na versão Ultimate Jan ficou meio diferente, pois tornou uma descendente asiática nascida com poderes mutantes. Além disso é uma bióloga molecular e mantiveram seu relacionamento com Hank Pym.

É justamente neste ponto que acentuaram o que já havia acontecido no universo tradicional, porque aproveitaram o período da instabilidade emocional de Hank e usaram para transforma-lo num safado que bate nela.

Bom, não me lembro em qual edição foi, mas teve uma dessas brigas na qual Jan foi hospitalizada bastante ferida e Steve foi tirar satisfação com Hank. Só pra encurtar mesmo Pym se transformando em Gigante o Capitão desce a porrada nele (tirou onda e foi muito sinistro).

Neste mesmo universo Ultimate teve uma cena de sexo protagonizada por Hank e Jan, na qual ele proporcionava prazer a ela em sua forma diminuta e depois escalava seu corpo que causou um certo rebuliço.

Outro cena também polêmica foi o Tufão, um vilão de quinta (que vimos no desenho), aparece batendo impiedosamente numa garota de programa vestida como a heroína (e depois o maluco ainda confessa que sente desejo por Jan, vai entender?).

Pra fechar teve um boato na web que a atriz brasileira Morena Baccarin estava cotada pra viver a heroína no filme dos Vingadores, mas ficou apenas nisso.

Pra mim já estava na hora de trazer Jan pras telonas se ousaram colocar a Viúva Negra que ficou muito bem interpretada e imortalizada pela bela Scarlett Johansson, porque não trazer a principal heroína da equipe?

Confira na galeria abaixo algumas imagens da lindíssima Vespa que pesquei na web

0-ant-man-and-wasp-1963 0-don-heck 01 1.0 1.1 1

asp

2 3 4 5 6 7 8 9.1 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 20 21 22 24 25 26.1 26 26-ultimate 27 28 29 30 31 32 33-wasp_black_dress_by_blackangel014 35-ultimate-wasp adam-hughes avengers-alan-davis avengers-arthur adams avengers-arthur-adams avengers-cliff-chiang avengers-Salvador_Larroca commission__the_wasp_corps_by_johnbecaro garret blair garret blair-ultimate_wasp garrett-blair greg_land j. scott campbell john byrne mario-chavez mike-choi mitch-foust morena-baccarin paulo-siqueira phil noto wallpaper 0 wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper 3 wallpaper 4

Ober un evezhiadenn

Filed under Musas de Tinta

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s