Musas de Tinta

z

Moça-Maravilha

Donna Troy é a segunda Moça-Maravilha (ou Wonder Girl no original) do UDC, pois a primeira foi Diana. Quando era mais jovem atuando ao lado da Rainha Hipólita, sua mãe que também já foi conhecida como Mulher Maravilha (durante a Segunda Guerra Mundial).

Donna foi criada por Bob Haney e Bruno Preminani pra edição The Brave and The Bold # 60, de 1965.

Na primeira formação da Turma Titã a equipe era formada pelos assistentes de alguns heróis da DC Comics como: Robin (Batman), Kid Flash (Flash) e Aqualad (Aquaman).

Na segunda aventura dos heróis adolescentes os membros da Liga foram controlados mentalmente pelo vilão Antítese, eles se uniram novamente para ajudar seus mentores.

Então foram incluídos a Moça-Maravilha (ajudante da Mulher-Maravilha) que foi criada só pra participar da equipe e também tiveram a ajuda do Ricardito (ajudante do Arqueiro Verde). Eles estavam procurando o Azulão pra resolver o problema. Como não conseguiram encontra-lo tiveram que se unir partindo pro ataque.

Devido ao sucesso da missão eles decidiram formar uma equipe e foi Donna quem teve a ideia deste nome batizando de Turma Titã (ou Teen Titans no original).

Donna chegou a ficar com Roy Harper e este relacionamento foi lembrado em edições posetriores. Se não me engano Wally também gostava dela (enquanto Ravena gostava de Wally e Mutano de Ravena, que loucura!).

Donna Troy é uma das personagens mais complicadas do UDC que eu já vi. Infelizmente ela tem diversas origens malucas (e também alguns codinomes).

Em sua primeira origem Donna era um bebê que foi salvo de um incêndio pela Mulher Maravilha. Devido ao seu sentimento de compaixão, Diana levou-a pra Ilha Paraíso e Donna foi criada por Hipólita como se fosse sua filha tornando-se uma amazona (e irmã de Diana).

No pós-Crise temos a minissérie Quem é a Moça Maravilha?, HQ com arte de George Pérez e roteiro de Marv Wolfman. Lembrando que a dupla ajudou a revitalizar a Turma Titã nos anos 80 renomeando para Novos Titãs.

Naquela formação tínhamos: Kid Flash, Robin, Mutano, Ravena, Moça-Maravilha  e Mutano.

Voltando, nesta versão Donna era um bebê que havia sido levada a Nova Cronus (lar dos Titãs mitológicos).

Havia uma antiga profecia que os Titãs salvariam doze crianças órfãos de distantes lugares do universo. E presenteando-os com poderes incríveis para que futuramente lutassem contra um terrível mal.

Após algum tempo Donna e todas as outras crianças foram devolvidas aos seus planetas, mas todas estavam sem recordação alguma de sua vida em Nova Cronus.

Quando resolveu atuar na Turma Titã assumiu o codinome de Moça-Maravilha homenageando a Mulher-Maravilha da Segunda Guerra Mundial.

Na conclusão da minissérie Donna deu uma repaginada no visual e adotou o nome de Tróia.

Donna também pertenceu aos Darkstars, uma equipe que substituiu a Tropa dos Lanternas Verdes por algum tempo.

O traje dos Darkstars eram energizados pelos Controladores que concediam ao seu usuário: voo, rajadas de energia, proteção e suporte de vida no espaço. Além disso também tinha força além do comum, agilidade, velocidade e um  campo de força (que protege contra armas de energia e choque).

Quando estava na equipe dos Darkstars, Donna namorou Kyle Rayner, mas infelizmente foi nessa época que seu ex-marido Terry e seu filho (morreram num acidente de carro). A perda foi tão pesada que marcou por um bom tempo o coração dela.

Depois nossa heroína morreu na minissérie Dia de Formatura que envolveu os Novos Titãs e a Justiça Jovem para combater Índigo (Brainiac 8).

Ela veio do futuro atacando o Ciborgue em busca de tecnologia para se reparar. E quando todos estavam numa ferrenha batalha contra Índigo um antigo robô do Superman é reativado. Além de Donna tivemos outra perda inestimável Lilith Clay (Sina). Como conclusão ambas as equipes decidiram pendurar os uniformes, mas pouco tempo depois surgiu uma nova versão dos Renegados e também dos Titãs pra década de 2000.

Contagem Regressiva para a Crise Infinita foi uma minissérie em doze edições, na qual tivemos o retorno Donna e de Jason Todd do além túmulo. Eles são anomalias temporais que estavam sendo caçados pelos Monitores e essa minissérie culminou em na Crise Infinita, uma homenagem a Crise de 1985.

Depois de Crise Infinita a trindade foi descansar e tivemos Um Ano Depois quando Donna assume temporariamente o manto de Mulher Maravilha

Houve uma outra origem que se não me engano disseram que Donna não havia morrido, mas renascida como Deusa da Lua, vai entender?

Um esforço em conjunto dos Titãs e também dos Renegados a resgatam devolvendo-lhe sua memória.

Na última versão Donna é uma cópia de Diana feita através da magia. Ou seja pelo que eu li ela tem uma parcela da energia espiritual da Mulher Maravilha em sua alma.

Elas eram gêmeas, mas Donna foi raptada pelo Anjo Negro que pensava se tratar da Diana por vingança contra a Rainha Hipólita.

Então Donna sofreu diversas mortes e reencarnações e por algum tempo acreditou que seus poderes foram concedidos dos Titãs da mitologia grega (minha cabeça está rodopiando!).

Em A História do UDC, com arte e roteiro de Dan Jurgens, Donna virou uma historiadora, pois com a morte da Precursora. A heroína ficou em seu lugar catalogando a história do Multiverso (e de tosas as realidades).

Os Jovens Titãs foi a primeira versão animada com a heroína na telinha nos anos 60 produzida pela Filmation. Houve uma terrível mudança em seu codinome para Garota Maravilhosa e seu uniforme era bastante simples apenas vermelho e azul (sem nenhuma estrela).

No antigo e icônico seriado da Guerreira Amazona estrelado por Lynda Carter. A atriz Debra Winger interpretou a Moça-Maravilha, nesta versão ela era a irmã adolescente de Diana Prince.

Ela usava o disfarce de Drusilla e se transformava dando aquela voltinha idêntica a da Mulher-Maravilha.

Dizem as lendas que a Rede ABC engavetou The New Teen Titans uma série animada produzida pela Hanna-Barbera, em 1983.

Como curiosidade houve uma campanha antidrogas da Keebler lançado em 1984. O governo distribuiu em diversas escolas kits com gibis dos Novos Titãs.

A equipe era formada por Moça-Maravilha, Ravena, Ciborgue, Kid Flash, Mutano e Protector (substituindo Robin).

Anos depois veio a série animada Os Jovens Titãs que trouxe o estilo anime para as produções da DC. Resolveram colocar na equipe aquela que fez sucesso nos anos 80 com: Cyborg, Robin, Ravena, Estelar e Mutano.

A parte interessante é que outros heróis também faziam participações especiais e a Moça Maravilha surgiu em “Chamando todos os Titãs”, infelizmente como figurante (sem participar da batalha final).

Os Jovens Titãs teve duração de 5 temporadas e foram exibidos 65 episódios. Depois a editora lançou alguns gibis inspirados no desenho (algo semelhante aconteceu com a LJA, Superman e também Batman: Os Bravos e Destemidos).

Na última versão animada dos nossos heróis Teen Titans Go! Não teve nenhuma participação da Donna.

Mais o bloco DC Nation do Cartoon Network lançou uma série de curtas  intitulada de Super Best Friends Forever. Mostrando nossa heroína em diversas aventuras junto com a Batgirl e Supergirl.

Eu quero saber qual Donna Troy é a sua preferida Moça-Maravilha, Tróia, Darkstar ou Mulher Maravilha?

Confira na galeria abaixo algumas imagens de Donna Troy que garimpei na web

1.1-debra-winger 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 23 24 25 26 27 28 29

wonder-girl-rubismar-da-costa

30 31 32 33 34 35 36-wonder-woman bigcurf bruce timm bruce-timm cedric poulat Darkstar dave hoover dave-hoover donna_troy_as_wonder_girl_by_urrgos donna_troy_by_bestnameever filmation joe benitez joe stacado josé luiz garcia-lópez josé justiniano luciano-vecchio marcio-takara

1-wonder_girl_by_rodel_martin__06062014__by_rodelsm21 2-wonder_girl_by_rodel_martin__06062014__by_rodelsm21

wonder_girl_by_jun_de_felipe__07112015__by_rodelsm21

peter-cotton 1 peter-cotton 2 Super-best-friends-forever Teen_titans_go wallpaper 0 wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper-by-michael alrred wallpaper-josé luiz garcia-lopéz

Fonte de Pesquisa: MSH e Wikipedia.

Ober un evezhiadenn

Filed under Musas de Tinta

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s