As Várias Mortes do Superman – Parte 2

superman

O Que Aconteceu com o Homem de Aço? – 1986

 É um dos maiores clássicos do herói de todos os tempos que homenageia e também decreta o fim da Era de Prata do personagem (no original em inglês Whatever Happened to the Man of Tomorrow?). Nesta HQ vemos todos os personagens que passearam por suas páginas durante aquele período.

Logo depois no pós-Crise, John Byrne veio com a reformulação do Azulão na minissérie Super-Homem: O Homem de Aço.

A ideia de fazer algo deste tipo foi do editor Julius Schwartz que desejava definir todos os acontecimentos e pontas soltas nas histórias do herói.

Schwartz decidiu convocar Alan Moore que interpretou a história como se fossem as últimas edições de Superman e Action Comics do personagem (por isso temos a presença de todos os coadjuvantes do kriptoniano na HQ).

Pra desenhar não poderia ser ninguém menos que Curt Swan, pois o artista ajudou a criar a forma definitiva de apresentar o Superman como nós conhecemos (além de ter trabalhado por mais de 30 anos com o herói). E ainda temos como arte-finalista George Pérez e Kurt Schaffenberger.

A história começa após dez anos da “morte” do Superman com Lois sendo entrevistada pro Planeta Diário pelo repórter Tim Crane (ela está casada com Jordan Elliot e também tem um bebê).

Um detalhe interessante é que a narrativa acontece no ano de 1997 e a partir de então ficamos sabendo o que aconteceu nos “Últimos Dias do Superman” (é uma óbvia homenagem a edição dos anos 60).

O Azulão estava voltando do espaço e se deparou com uma enorme destruição causada pelo Bizarro n° 1. Ele com sua forma invertida de falar dizia que falhou em ser uma cópia do herói.

Bizarro destruiu todo seu planeta e ainda de quebra usou a kriptonita azul para se matar (a situação era estranha mais ainda iria piorar).

No estúdio da GBS TV, Clark recebeu uma caixa com action figures do Superman. De repente eles ganharam vida e atingiram , Clark em cheio revelando sua identidade secreta pra Lana e todos que estavam lá.

1

O Mestre dos Brinquedos e o Galhofeiro haviam conseguido arrancar de Pete Ross. Lembrando que na adolescência Pete era o melhor amigo de Clark, em Smallville (e diante da confissão mataram o rapaz).

A trama de Alan Moore mostra alguns dos vilões mais idiotas da mitologia do herói tendo ações mortíferas e assustadoras.

Curt Swan consegue demonstrar o ódio de Brainiac e LL para realmente derrotar o Azulão .

Com a revelação o Superman não poderia mais usar seu disfarce abandonando-o pra sempre. O Homem de Aço demonstrou uma aflição crescente ao perceber o que fariam seus piores inimigos daquele momento em diante.

Então vemos Lex Luthor encontrar a cabeça desaparecida de Brainiac que se apossou do corpo do careca (pra concluir um plano diabólico).

Dias depois uma multidão de Metallos invade o prédio do Planeta Diário, Jimmy convoca o herói através do relógio sinalizador (e temos a clássica cena do Superman salvando Lois da morte certa).

O globo do Planeta é magnetizado para atrair os Metallos. Então notando que as coisas só iriam piorar. O Super decide levar todos os seus amigos pra Fortaleza da Solidão querendo deixa-los em segurança.

A parte interessante é notar como Perry, Lois, Lana e os outros reagem ao fim praticamente inevitável. Lana e Lois que durante a Era de Prata nunca foram amigas. Acabam repetindo também o feito de os “Últimos Dias do Superman”, pois deixam as diferenças de lado para se reconciliarem.

Brainiac manipulando LL, convoca o Homem de Kriptonita levando-o para a Fortaleza e nela Kal continua apreensivo desabafando com Kripto. Até que uma bolha temporal surge com a Supergirl e a Legião dos Super-Heróis e Brainiac 5 dá um presente pro herói.

supergirl

A Supergirl estava toda feliz pensando que iria encontrar a sua versão daquela época, mas ela havia morrido durante a catastrófica Crise, de 1985. A LSH se despede toda triste, pois sabiam da verdade de que algo ruim iria acontecer ao Superman naquele dia (ao final da primeira parte vemos o herói sentado chorando).

Na segunda parte, Lois continua a dar entrevista pra Tim Crane. Até que de repente entra na sala Jordan Elliot, o marido de Lois, mas na verdade essa é a nova identidade secreta de Kal.

Jordan cumprimenta o repórter enquanto, Lois relata o que aconteceu. Ela, Lana, Jimmy, Perry e Alice assistem ao Super derreter a enorme chave dourada que abre a Fortaleza. Assim que a nave de Brainiac aterriza surge uma outra bolha do tempo mais desta vez com a Legião dos Supervilões.

Eles vieram do futuro pra assistir a derrota do Azulão e contam que todos os heróis da Terra viriam acudi-lo. Então Brainiac projeta um campo de força impenetrável ao redor da Fortaleza.

Os heróis tentam ajudar, mas a iniciativa não dá em nada. Enquanto isso Superman e Kripto se esforçavam pra destruir o campo de força (sem êxito também).

Kal assustado foi desabafar com Perry e conta sobre sua falta de atitude ao explicar seus sentimentos para Lois e Lana. Em outra parte da Fortaleza Jimmy e Lana procuravam alguma forma de conseguir superpoderes par ajudar na batalha crucial que logo estaria pra acontecer.

Jimmy tomou o soro do Rapaz Elástico enquanto Lana se banhou num tanque que lhe conferiu os mesmos poderes do Azulão. Então ela ouve a confissão de Kal que afirma ser Lois o grande amor de sua vida (enquanto ela foi sua paixão adolescente).

Enfurecida Lana ataca o Homem de Kriptonita e Jimmy tenta desligar a máquina de campo de força. Num ato de desespero total, Lex pede a Lana que o mate. Mesmo ressabiada ela quebra o pescoço do careca, porém o Rei Cósmico retira os poderes dela (e o Lorde Saturno a mata eletrocutada).

Jimmy também é morto por Brainiac, porque foi só a mente de Luthor que se perdeu. A parte estranha é que mesmo com a máquina destruída o campo de força ainda se mantinha firme. Uma explosão abre um rombo na parede da Fortaleza e o Homem de Kriptonita enfrenta Kripto.

O Super Cão se sacrifica matando o vilão, porém também tomba devido a radiação mortal (é uma cena muito triste!).  A Legião dos Supervilões revela pro Super que Lana está morta e assim que notam que ele estava revoltado tratam rapidamente de fugir e retornar pro seu próprio tempo.

superman-happy-ending

Kal segue eles pra fora e se depara com uma cena dantesca. O corpo de LL sofrendo de Rigor Mortis e tombando sem vida (com a cabeça de Brainiac sobre seu crânio).

A cabeça do robô ainda tenta algo contra Kal mais também cai sem vida. Superman se questiona que de todos os vilões somente um não havia aparecido chamando seu nome.

Por mais incrível que possa parecer o mestre desta façanha macabra toda tinha sido aquele anãozinho da Quinta Dimensão. Antigamente ele só pegava peças no herói perdendo sempre pra sua inteligência. MXY se alterou pra uma forma aterradora querendo destruir seu arqui-inimigo. Kal e Lois fugiram pra dentro da Fortaleza (então ele se lembrou do presente da LSH).

Kal usou o Projetor da Zona Fantasma atingindo-o em cheio. Em seu desespero MXY disse seu nome ao contrário só que o raio unido a magia destruíram-no pra sempre.

Depois Superman estava pesaroso e desabafou pra Lois dizendo que ninguém nem mesmo ele tinha o direito de matar. Pra quem reclamou que o herói não mata eis aqui mais uma prova que isso acontece nos gibis.

Voltando, logo Kal entra numa sala com kriptonita dourada, o efeito desta pedra se não me engano retira pra sempre os poderes de um kriptoniano (após isso Lois afirmou que nunca mais viu o Super). Ela termina sua história relatando a tristeza dos heróis ao encontrarem o estrago devido a muitas morte e destruição na Fortaleza.

No final da entrevista Crane pergunta se Lois acredita que o herói esteja vivo. Ela afirma com convicção que o viu morrer (e na verdade ela viu Kal atravessar a porta só isso).

Ao levar o repórter pra porta de casa Lois está na companhia de Thomas que segura seu filho Jonathan no colo. Então, Lois pergunta pro herói se ele se habituou mesmo com uma vida normal (já que desdenhou do seu “eu” passado com o jornalista).

A piscada quando fecha a porta pra mim sugere que o Superman as escondidas ainda continua salvando o mundo. E vemos que Jonathan possui os mesmos poderes que o herói ao transformar uma pedra de carvão num diamante.

O Que Aconteceu ao Homem de Aço? É uma história sensacional que mexe com o nosso psicológico, principalmente, porque a morte de vários coadjuvantes dele acaba tornando-a muito marcante.

A arte detalhada de Curt Swan ajuda nessa viagem ao mostrar as reações dos personagens com a iminente morte do herói. É uma edição obrigatória na estante não só pros fãs do Azulão, mas pra qualquer leitor de gibis.

Relembre a primeira parte aqui.

Ober un evezhiadenn

Filed under As Várias Mortes do Superman – Parte 2

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s