Herói

young_justice

Robin, o Menino-Prodígio 

Ele é considerado um dos personagens mais importantes na mitologia do Homem-Morcego. E a princípio surgiu, porque Batman não tinha com quem dialogar.

Dizem as lendas que Batman foi inspirado no Sherlock Holmes e Robin funcionava como Wastson em suas aventuras. A partir daí surgiu a famosa expressão máxima “Dupla Dinâmica”.

Dick Grayson foi o primeiro herói de sua dinastia a usar o manto de Robin com aquele shortinho ridículo, a capa amarela chamativa e aquela sandália de Peter Pan (ao longo das décadas tivemos outros Robins).

Richard Grayson foi criado pelos lendários Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson. E sua primeira aparição foi no gibi Detective Comics #38, em 1940.

Como curiosidade após o sucesso do surgimento do Robin tivemos vários outros moleques saltitantes, parceiro mirim e sideckics ao lado dos heróis (todo herói de respeito tinha que ter um).

Bom, na história Dick assiste seus pais, um grupo de acrobatas conhecido como Os Grayson Voadores morrerem numa queda fatal do trapézio. Logo descobriram que a corda havia sido cortada a mando do chefão Zucco, pois o dono do circo não queria pagar pela “proteção”.

Quando, Batman investiga o caso acaba descobrindo o enorme desejo de vingança que Dick sentia (e decidiu acolher o pequeno órfão).

Então, o Homem-Morcego decide reunir provas contra o responsável e também passou a treinar o menino, principalmente , porque a polícia estava na folha de pagamento da máfia. Depois de ser exaustivamente treinado, Dick tornou-se o Robin e passou a enfrentar o crime ao lado do Cruzado Embuçado.

Além de ser um ótimo detetive tão bom quanto o Batman, Dick detém outra característica muito marcante quando era moleque, pois adorava fazer piadinhas durante as lutas.

Há um elo que liga fortemente, Bruce e Dick, porque ambos sofreram a perda dos pais quando eram muito jovens. Só que a grande diferença entre eles é que Dick não deixou de viver por causa de sua perda. Enquanto, Bruce tornou-se um homem sombrio e marcado pro resto da vida.

Na telona, Robin já foi interpretado por vários atores ao longo das décadas.

Em 1940 o cinema era uma grande sensação e tinha uma enorme popularidade e vários heróis aventureiros foram adaptados pra telona.

Então, em 1943, a Columbia Pictures produziu o serial The Batman e nela tivemos o primeiro ator a vestir o manto de Robin que foi Douglas Croft . Nesta época ele tinha apenas 17 anos (enquanto Lewis Wilson fazia o papel do Homem-Morcego).

A parte interessante é que a Dupla Dinâmica não atuava como vigilantes, mas eram agentes do FBI agindo contra o vilão Dr. Daka e aqui também surgiu pela primeira vez a Batcaverna que depois migrou pros gibis.

Depois em 1949 tivemos Batman and Robin também produzido pela Columbia Pictures. O ator Johnny Duncan interpretava Robin e Batman era vivido por Robert  Lovery. A parte interessante está na presença da repórter Vicki Vale (Jane Adams).

Nestas aventuras nossos heróis combatiam o vilão Mago (Wizard) e tinham o auxílio do Comissário Gordon (Lyle Talbot). Como curiosidade foi a primeira vez que o bat-sinal iluminou os céus de Gotham City.

De todos os atores que já interpretaram o Menino-Prodígio o mais famoso deles é Burt Ward.

Sua participação ao lado de Adam West no clássico seriado televisivo de 1966 transformou a Dupla Dinâmica em ícones pop ao redor do mundo inteiro. Atualmente podemos notar que tudo é muito fraco e os defeitos especiais são paupérrimos, mas mesmo assim eu ainda adoro.

Anos depois foi a vez do ator Chris O’Donnell que atuou no péssimo Batman Eternamente e também no pior ainda  Batman & Robin  ambos dirigidos pelo infame  Joel Schumacher (sem comentários).

O mais recente deles foi  em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), no qual tivemos Joseph Gordon-Levitt que interpreta o policial John Blake. A parte interessante é que Blake irá suceder, Bruce como o novo protetor de Gotham, pois ficou subentendido que isso “poderá” realmente acontecer.

Isso levanta a questão que pode haver vários Batmen protegendo a cidade já que nos gibis sabemos que também há uma dinastia erguendo o manto do Morcegão.

O pássaro vermelho participou de diversas séries animadas na telinha. A primeira foi no clássico da Hanna-Barbera, Super Amigos lá nos anos 70.

Depois foi a vez do The New Scooby- Doo Movies também da Hanna-Barbera na qual houveram duas participações especiais da Dupla Dinâmica.

Nos anos 90 foi a vez da insuperável Batman: A Série Animada que mostrou sua origem similar a dos gibis e seus uniforme ficou igual aquele usado por Tim Drake.

Em 2004, foi a vez de O Batman mostrando Dick numa versão mais infantil.

Os Jovens Titãs (Teen Titans) foi um desenho feito num estilo que lembra o anime. A Torre Titã é o QG da equipe é lá que moram, fazem treinamento e preparam-se pras missões.

Dick é o líder da equipe demonstrando ser realmente uma versão juvenil do seu mentor, pois usa vários gadgets durante as lutas. Robin é um ótimo detetive, hábil combatente corporal e seu pior inimigo é o Exterminador (Slade Wilson).

A melhor parte em assistir a esta série animada é ver que  as personalidades dos adolescentes são diferentes, mas agem compartilhando um forte elo de amizade. E também podemos notar que há participação de personagens importantes dos gibis como: Aqualad, Kid Flash, Ricardito, Terra, Abelha entre outros.

Em Justiça Jovem, Dick demonstra ter uma grande habilidade como combatente e também como detetive. Além disso podemos ouvir suas gargalhadas em tom de deboche durante os combates.

Na primeira temporada, Dick não estava muito maduro para liderar a equipe e quem assumiu foi Aqualad. Depois de algum tempo, Dick tornou-se líder da Justiça Jovem e assumiu o codinome de Asa Noturna passando o manto de Robin para Tim Drake.

E por último em 2013 tivemos Teen Titans Go! Nesta versão, Dick demonstra ser obcecado demais com seu trabalho (ás vezes fica cheio de raiva quando o resto dos Titãs não obedecem suas ordens).

Mais mesmo assim gosta de se divertir com o Mutano e Cyborg demonstrando de vez em quando ser bastante bobão.

Bom nos gibis, Dick é um dos fundadores e líder da Turma Titã que depois mudou pra Novos Titãs e teve um relacionamento duradouro e conturbado com a Estelar.

Além da princesa, Dick possui um invejável currículo amoroso, pois já teve em seus braços as heroínas:  Batgirl (Bárbara Gordon), Supergirl , Zatanna e Caçadora (Helena Bertinelli).

Só pra constar, Bette Kane (Labareda) se tornou heroína apenas, porque estava apaixonada pelo Robin (somente neste caso não sei se rolou algo entre eles).

Voltando, foi nesta equipe que Dick assumiu o nome de Asa Noturna (durante o famoso O Contrato de Judas).

Aliás houveram fortes boatos há alguns anos atrás que Contrato de Judas iria se tornar DVD animado, mas infelizmente tudo foi cancelado e nós ficamos apenas na vontade de assistir.

Bom, como curiosidade também há um Robin na Terra-2. Esta versão da Terra Paralela do herói é um advogado mais velho que se eu não me engano teve um relacionamento amoroso com Helena Wayne (a Caçadora original).

Sua origem é a mesma que existiu na Terra-1, mas aconteceu bem antes durante a Segunda Guerra Mundial. Como diferença gritante esse Dick Grayson nunca se tornou Asa Noturna e assumiu a proteção de Gotham adotando um uniforme muito similar ao do seu mentor.

O Robin, da Terra-2 atuou na Sociedade da Justiça e também no All-Star Squadron. Depois da saga Crise nas Infinitas Terras tanto o Robin quanto vários heróis da Terra-2 foram apagados da continuidade.

Só pra constar no excelente Batman: Os Bravos e Destemidos tivemos duas participações do Dick usando um uniforme semelhante ao herói da Terra-2. Sua primeira aparição foi no episódio The Color of Revenge, no qual surge protegendo Blüdhaven e precisa ajudar ao Batman numa missão.

Lembrei de algo interessante é que na introdução deste episódio temos uma homenagem dupla. Uma pro seriado dos anos 60 e na outra vemos o Morcegão dirigindo o Chrysler Imperial, uma das várias versões do Batmóvel que existem (nos gibis e nos filmes).

Voltando, sua segunda aparição foi no episódio Sidekicks Assemble!nesta aventura Robin, Ricardito e Aqualad precisam enfrentar o terrível Ra’s al Ghul (provando aos seus mentores que cresceram e se tornaram heróis dignos).

Bom, Dick Grayson é um notável acrobata, desenvolveu uma incrível agilidade durante as lutas e possui um enorme conhecimento de estratégia. Eu só passei realmente a respeitar o herói quando ele deixou as asas do Morcegão e foi pra faculdade (vivendo sua própria vida).

Sinceramente Dick é tudo aquilo que Bruce gostaria de ser e não se permite viver.

E pra fechar após a saga Mal Eterno (Forever Evil) haverá uma nova mudança na vida do herói, pois Dick terá sua identidade secreta revelada pelo Sindicato do Crime (isso resultará na transformação de Dick num agente secreto).

Confira na galeria abaixo algumas imagens que garimpei na web de Dick Grayson e também dos outros Robins

0 1.1 1.2 1 2.1 2 3.1 3 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23-robin-douglas-croft 24-robin-john-duncan 25-robin-burt-ward 26-Robin-chris-o-donnell 27-robin-john-blake-gordon-levitt 28-Robin_Earth-Two alex-ross

nightwing

artgerm asa noturna Asa noturna-bruce-timm asa-noturna-by-philip than asa-noturna-josé luis garcia-lópez asa-noturna-steve rude batman-1966_by_kharyrandolph batman-by-jim-lee batsquad bruce-timm des taylor Dick Sprank dick-sprang george-pérez jim lee jim-lee jose luis garcia-lópez 1 jose luis-garcia-lopez jose-luis-garcia-lopez robin-carrie- kelley robin-damian-drake robin-steph robin-Tim_Drake teen titans teen-titans-steve-rude wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper 3 wallpaper-alex ross wallpaper-batman-family wallpaper-neal-adams wallpaper-outsiders wallpaper-sideckik-assemble

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ober un evezhiadenn

Filed under Herói

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s