A História do Universo DC – Parte Final

donna-troy

Enquanto na primeira parte temos a Precursora nos mostrando como foram os acontecimentos que definiram a vida dos heróis, vilões e todos os personagens da editora no Pós-Crise.

Aqui temos a heroína Donna Troy relatando a nova releitura antes da Crise Infinita. Desta vez a arte e o roteiro ficaram sob os cuidados de Dan Jurgens.

A intenção desta segunda parte é mostrar alguns dos momentos históricos mais importantes da editora desde os anos 90 em diante.

Depois de ficar na maior parte da leitura acompanhando, George Pérez estranhei demais a arte de Jurgens. A culpa é pelo formato bem diferenciado fornecido pela narrativa anterior.

Na verdade, Donna descobre que possuía uma cópia sua em diversos mundos paralelos. E reconhece que terá uma participação importante durante a saga Crise Infinita.

Vemos novamente o Big Bang e Krona desvendando os segredos da Criação fazendo surgir o Multiverso.

Presenciamos a explosão fatídica de Krypton e o aparecimento dos Supermen. Tanto o original da Terra-2 quanto o renovado da Terra-1.

A edição presta uma homenagem pro Superboy, Flash de Dois Mundos e aos primeiros encontros da Liga da Justiça com a SJA.

Donna visita seu passado na Turma Titã foi ela quem nomeou a equipe e contempla os heróis de mil anos no futuro (a LSH).

É mostrada novamente a Crise dos anos 80 e sua forte repercussão posteriormente na vida dos heróis. Vemos as trágicas mortes da Supergirl e também do Flash.

Ainda tem o soco do Superman, da Terra-2 que finalmente destruiu o Anti-Monitor, Wally assumindo de maneira pesarosa o manto do tio e o Pirata Psíquico assustado sendo o único que conseguia se lembrar de tudo que havia acontecido.

Donna revisita momentos importantes da editora como a Liga da Justiça cômica, o Esquadrão Suicida (grupo formado somente por vilões). O Xeque-Mate, a morte de Jason Todd, o surgimento de Tim Drake e a saga Invasão.

Outras situações que vimos nos anos 90 como a Morte do Superman, a Queda do Morcego, a transformação de Hal em Parrallax, a ascenção de Kyle Rayner e até Zero Hora.

Mostrando também outros eventos que aconteceram após mais essa crise temporal como: a LJA de Grant Morrison e Howard Porter, O Devorador de Sóis, o chato do Superman Elétrico, a Justiça Jovem.

O retorno de Jason Todd na Saga Silêncio, as mortes de Donna, Stephanie Brown e de Sue Dibny. A impactante Crise de Identidade, a volta da Supergirl original, Ricardita, o retorno de Hal Jordan e o incontrolável Superboy Primordial.

Os relatos de Donna são abruptamente interrompidos pela chegada do Monitor que ficou conhecido como Bob desencadeando na saga Crise Infinita.

No final da edição temos a origem dos heróis mais consagrados da editora: Mulher Maravilha por Adam Hughes, Lanterna Verde por Ivan Reis, Gavião Negro e Moça-Gavião por Joe Bennett, Canário Negro por Howard Chaykin.

Caçador de Marte por Tom Mandrake, Arqueiro Verde por Scott McDaniel, Batman por Andy Kubert, Sociedade da Justiça por Don Kramer e por último a Liga novamente por Ivan Reis.

A ficha segue com poderes, armas e até uma leitura essencial para nos aprofundarmos mais sobre o que vale a pena ler nas revistas dos heróis.

A História do Universo DC é uma edição que realmente vale a pena dar uma lida, principalmente, por causa da primeira parte que contém de forma detalhada vários personagens que normalmente não vemos.

O trabalho de Wolfman e Pérez seja pelo contexto histórico ou pela arrumação do texto e a apresentação da arte ficou impecável.

Enquanto a segunda parte demonstrou ser bem inferior. Na verdade parece que é apenas um complemento servindo pra ocupar espaço na edição. Pra mim conseguiu afirmar o que todo mundo já sabe, Donna Troy é  a heroína com o passado mais complicado que a DC Comics já criou.

Até o próximo texto.

 

 

 

 

 

 

Ober un evezhiadenn

Filed under A História do Universo DC – Parte Final

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s