Herói

z

Batman

O Homem-Morcego ao longo das décadas já teve diversas releituras. As mais famosas delas foram feitas nos anos 70 com Neal Adams e na década posterior com Frank Miller.

A versão de Miller é tão marcante que tornou-se definitiva na forma de abordar nosso herói (até hoje). A famosa batalha entre, Kal e Bruce nesta obra será novamente mostrada em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (é óbvio que eu como a maioria dos fãs estou ansioso pra ver isso na telona).

Essa batalha já foi vista na adaptação pra DVD com nome homônimo do gibi e também na série animada Batman: Os Bravos e Destemidos que homenageia de forma excelente diversos heróis e vilões tanto da Era de Ouro quanto da Era de Prata (e até alguns mais atuais como Jamie Reyes, o terceiro Besouro Azul).

O surgimento do Batman foi devido ao fato de seus pais serem assassinados por Joe Chill na saída do cinema após assistirem Zorro (isto todos sabem).

Um fato interessante é que o menino de 8 anos foi criado por seu tio Phillip Wayne que atualmente está sumido da continuidade (pra falar a verdade nunca tinha lido nada sobre ele).

Então foi logo nesse período que BW jurou vingança e começou treinamentos tanto físicos quanto intelectuais. E também estudou assuntos diversos como química, criminologia, artes marciais, teatro aprendendo ventriloquismo e a fazer disfarces (sendo inspirado pelo morcego na janela a por medo nos criminosos).

Durante a Era de Ouro o Batman original era muito mais durão, imbatível e implacável do que suas versões posteriores. Na época era considerado um vigilante agindo á margem da lei e ás vezes o Morcego portava arma agindo como um impiedoso matador.

Algo que foi mudado posteriormente para não manchar a imagem do herói.

A melhor parte é que durante as décadas houveram mudanças significativas, porém mantiveram sua essência.

Ainda na Era de Ouro deram uma suavizada em sua personalidade ao trazerem o órfão Dick Grayson para morar na Mansão Wayne (seus pais os Grayson Voadores foram friamente assassinados).

E esta tragédia trazia uma similaridade entre ambos os personagens. Então com  a introdução da figura saltitante e colorida do Robin, Batman ganhou muito mais notoriedade (e depois disso todo herói que se preze tinha um ajudante a tira colo).

Antes desse fato o Morcegóide apenas pensava e não havia ninguém com quem pudesse dialogar e a presença do pássaro vermelho funcionou como um Watson na vida do herói.

O grande atrativo do Morcegão pra mim consiste no que decidiu fazer com sua tragédia pessoal. Era algo que poderia destruir sua vida ou torna-lo até um ser humano frívolo, mas Bruce Wayne  preferiu tornar-se um herói (utilizando sua perda como combustível para combater o crime).

Mesmo que sombrio e assustador lutando contra todo tipo de malfeitor usando apenas astúcia, coragem e inteligência.

O meu fascínio pelo Batman é justamente, porque BW é um homem comum. E em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge podemos supor que qualquer um pode ser o Morcegóide (cena em que Robin encontra a Batcaverna).

Fato que nós leitores já estamos cansados de saber nos gibis, porque há um legado extenso de homens que através dos séculos perpetuaram o manto do morcego.

Na Era de Prata, que acontece durante os anos 50 indo até 70, temos algumas mudanças significativas, pois acrescentaram outros elementos nas histórias do Morcegão. Uma nova origem mantendo o assassinato só  que o mandante foi o criminoso Lew Moxon que havia ido parar na cadeia por causa de Thomas. O gângster contratou Joel Chill para então forjar o assassinato do Wayne e executar sua vingança.

É desta fase que Thomas usou um uniforme de Batman numa festa á fantasia. Bom, mantiveram a criação por seu tio, porém neste período quando o jovem BW ainda fazia seu treinamento também usou um uniforme igual ao do Robin.

Foi quando recebeu um treinamento especial de detetive do policial, Harvey Harris, de Gotham City. Aliás outro fato interessante é que BW esteve em Smallville e conheceu Superboy (e ambos trabalharam juntos em alguns casos).

É importante lembrar que foi nesta época em que Dick adotou uma postura mais adulta saindo da sombra do Morcego. Grayson decidiu ir pra faculdade demonstrando que o tempo estava realmente passando. Podemos notar também que o Coringa ganhou um destaque maior como arqui-inimigo do herói.

O seriado televisivo da Dupla Dinâmica alçou o herói ao status de ícone da cultura pop mundial. Outro destaque desta série nostálgica foi a adorável Tia Harriet (Madge Blake) que não sabia das aventuras de Bruce (Adam West) e Dick (Burt Wart).

Mais sinceramente um dos melhores atrativos pra mim além da Mulher-Gato, da inesquecível Julie Newmar. Foi o surgimento da exuberante Batgirl (Barbara Gordon), interpretada pela atriz Yvonne Craig (não demorou muito e nossa musa migrou pros quadrinhos).

Outra contribuição muito importante desta época foi do artista Sheldon Moldoff. Ele foi co-criador de diversos personagens importantíssimos da mitologia do Cruzado Embuçado.

Na lista temos, Batwoman, Betty Kane, Ace, o Batcão, Hera Venenosa e também tivemos o surgimento do Bat-Mirim, o Duende Morcego (Bat-mite).

Como se não bastasse a existência do chatíssimo do Sr. Mxyzptlk nas histórias do Azulão. Criaram esse outro doido pra atrapalhar o Homem-Morcego, Bat-Mirim afirmando ser um fã ardoroso do herói. Ele agia sempre na intenção de ajudar mais causava uma tremenda confusão.

Esse duende apareceu na série animada The New Adventures of Batman, da Filmation e também num episódio de Batman: Os Bravos e Destemidos.

Nesta história, Bat-Mirim conta alguns casos do Morcegão que aconteceram em realidades alternativas (é excelente).

Não poderia esquecer que várias das histórias do Cruzado Embuçado enveredaram pela ficção científica, mas depois de terem se cansado desta fórmula voltaram as raízes detetivescas, durante os anos 70.

Confira na galeria abaixo algumas imagens do Batman que garimpei na web

 0 1.1 1.2 1.3-golden-age 2.1-silver-age 2 3 4 5 6 7 8 9

batman superman-and-batman

10 11 12 13 14-outsiders_batman 15 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 alex ross 0 alex ross 1 alex-ross batcave batfamily-sheldon-moldoff BATMEN brave-and-bold bruce-timm 1 bruce-timm 2 bruce-timm cliff-chiang darwyn cook dave bullock david-finch frank miller graham-nolan greg-capullo Jim Lee joe benitez joker-mike-deodato jose-garcia-lopez.-the-penguin knightfall-batman Mr norm breyfogle paulo-siqueira Ras-Al-Ghul richard cox roger-cruz ron salas steve rude wallpaper 0 wallpaper 1.1 wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper 3-jose luiz garcía lopéz wallpaper 4-norm breyfogle wallpaper 5 wallpaper 6

Ober un evezhiadenn

Filed under Herói

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s