Herói

z-Superman-terra-2

Super-Homem, da Terra-2

O Maior Super-Herói de Todos os Tempos

Apesar ter sido criado por americanos e defender o seu modo de vida. Ao longo das décadas o Superman tornou-se um ícone pop mundial aclamado por pessoas de várias idades (desde crianças, jovens e adultos gostam do kriptoniano).

O Último Filho de Krypton original era bastante diferente da versão que conhecemos atualmente.

No rosto os olhos eram semicerrados e o corpo bastante menor. Enquanto seu uniforme era baseado no de um trapezista de circo, a capa era mais curta e indestrutível. Sua sunga mais parecia um short, seu escudo era amarelo com um ”S” simples e a bota era bastante diferente da que vemos.

Um fato bastante marcante neste período era que o herói só agia realizando maravilhas e pronto sumia sem falar nada (isso foi abordado um pouco em Superman: A Série Animada, de 1996).

Nos anos 60 a Distinta Concorrente introduziu o Super-Homem, Kal-L (original) em suas histórias. Isto aconteceu só para explicar, porque a Trindade e alguns outros heróis estavam na ativa e não haviam envelhecido desde a década de 40.

Pra ser sincero era exatamente o herói original de 1938 foi apenas remodelado pra ficar mais velho.

Só pra constar foi nesta época que os personagens da Era de Ouro foram reformulados surgindo assim a famosa Era de Prata dos quadrinhos da DC Comics que culminou no surgimento da Liga da Justiça.

Voltando, nos anos 60 o Homem de Aço agia em duas equipes tanto na Sociedade da Justiça quanto na Liga. Tal situação causava uma confusão enorme na cabeça dos leitores e pra resolver a bagunça surgiu a Terra-2.

Dizem as lendas que o Super-Homem participou muito pouco da Sociedade durante os anos 40 (apenas duas vezes). Sendo durante a década de 70 que vieram histórias retroativas mostrando uma atuação maior do herói na equipe (e também seu casamento com Lois Lane).

Outra lenda conta que na época quando começou a ser publicado aqui no Brasil o nome Clark Kent foi alterado pra Eduardo pela EBAL (Editora Brasil-América).

Continuando, devido a isso criaram o Multiverso explicando que um ou mais personagens teriam contrapartes espalhadas por realidades paralelas. É claro que no início foi um sucesso absoluto com os roteiristas fazendo diversas histórias envolvendo os heróis que vieram de outras editoras.

A confusão causada pela existência de diversas Terras resultou na Crise, de 1986, mas o assunto aqui é outro.

Bom, a origem de Kal-L difere pouquíssimo do Azulão dos anos 60 (o Kal-El que todos aprendemos a gostar).

O Homem do Amanhã foi lançado num foguete ainda criança por seus pais, o cientista Jor-L e sua esposa Lora, pouco antes da destruição do seu planeta.

Sua cápsula espacial viaja pelo espaço vindo pra Terra no final da Primeira Guerra Mundial e cai em Smallville (antes era Pequenópolis, aqui no Brasil).

Sendo descoberto pelo casal de fazendeiros John e Mary Kent que levaram a criança primeiro pra um orfanato e depois adotando-a. Clark Kent foi criado sob os preceitos da moral americana e foi descobrindo seus poderes lentamente, no entanto não sabia de sua origem kriptoniana.

Quando seus pais adotivos morreram, Clark decidiu usar seus poderes para ajudar a humanidade, decidindo criar seu uniforme e se mudando pra morar em Metrópolis.

Eis a grande diferença do herói original pra versão de Byrne, pois seus pais adotivos estão vivos e foi Martha quem costurou o uniforme do Azulão.

Bom, na cidade Clark escreveu uma reportagem contando sobre a primeira vez em que o Super-Homem foi visto.

Tal feito lhe rendeu o trabalho de repórter pro jornal Estrela Diária (Daily Star, no original), do editor George Taylor. Aonde conheceu a famosa jornalista Miriam Lane (o nome Lois Lane só foi adotado no pós-Crise, em 1986).

O Super-Homem é o primeiro herói do mundo e nos anos 40 ganhou um aumento considerável em sua força e também a habilidade de voar. Porque sua versão de 1938 podia apenas dar grandes saltos.

Bom, como curiosidade os kriptonianos do universo da Terra-2 já possuíam poderes fora do comum mesmo em seu planeta natal, mas eram reduzidos por causa da gravidade.

Um aspecto marcante era o famoso triângulo amoroso entre Clark, Lois e Super-Homem. A versão do Clark original até convidou Lois pra sair, mas era geralmente ofuscado pela presença cativante do Homem do Amanhã.

Trabalhando disfarçado no jornal o herói podia ficar por dentro dos acontecimentos e atuar quando seus poderes fossem necessários.

Um aspecto interessante do Homem do Amanhã é que era um herói defensor dos fracos e oprimidos. Demostrando um código moral aonde certo e errado são definições que não deixam meio termo.

Seu forte senso de justiça era inabalável. Aonde levava adiante suas próprias ideias tanto que seus inimigos poderiam ser mortos que ele não se importava.

O herói marginalizado agia implacavelmente com seus únicos poderes: superforça e invulnerabilidade. Lutando contra cientistas loucos, criminosos organizados, políticos corruptos e empreiteiros mal intencionados.

Este é mais um trabalho para o Super-Homem!

A versão animada dos irmãos Fleischer  é uma das melhores feitas com o personagem de todas, pois mesmo numa época considerada antiga. Os efeitos e sua qualidade técnica são algo tão impressionante que eu não canso de me maravilhar toda vez que revejo.

As expressões clássicas: mais rápido que uma locomotiva, mais forte do que uma bala, capaz de pular prédios num único salto entre outras coisas surgiram primeiro na versão radiofônica e depois migraram pra esta do cinema.

No início da versão de Fleischer o Super apenas dava saltos vigorosos, mas no decorrer dos episódios modificaram fazendo-o voar.

Depois tanto o Super-Homem de Kirk Alyn quanto o de George Reeves eram baseados na versão original do herói.  A grande diferença era que Alyn era substituído por um desenho quando ia voar e Reeves tinha cenas que nos induziam que estava realmente voando.

Durante Crise nas Infinitas Terras ficou estabelecido que o Super-Homem, da Terra-2 tinha deixado de “existir”, porque o Antimonitor alterou a existência (após manipular o Big-Bang).

Mesmo estando na Aurora dos Tempos o herói continuava a existir, mas ninguém se lembrava dele. No final da saga Super-Homem e Miriam estavam acompanhados do Superboy Primordial e Lex Luthor, da Terra-3. Eles foram para uma realidade igual ao paraíso vivendo lá confinados pra sempre (sumindo realmente da existência por alguns anos).

A heroína Poderosa (Kara Zor-L), é a prima do Super-Homem desta realidade. Obviamente foi criada para ser uma cópia da Supergirl mais ganhou fama e uma identidade própria.

Karen Starr, uma programadora de computadores que também atua na Sociedade da Justiça junto com a heroína Caçadora (Helena Wayne) sua melhor amiga.

Na saga Crise Infinita temos o herói original e o resto dos confinados de volta desta dimensão alternativa.

Lex Luthor, da Terra-3 provou que era realmente um Luthor e ludibriou o Superboy Primordial para que fizessem uma Terra perfeita. O Primordial se ressentia de ciúmes por não ter tido uma vida enquanto Kon-El desperdiçava a dele.

Lex desencadeou uma zona temporal terrível que teve um enlouquecido Espectro e a morte de Maxwell Lord pelas mãos da Mulher Maravilha.

Os Supermen lutaram para defender o que acreditavam e cada soco reverberava pela estrutura do universo (foi algo estranho e ao mesmo tempo também soberbo).

Só que infelizmente tanto a Lois original quanto o Superman morrem. Enquanto a Lois morre de velhice e Kal tomba num combate mortal sendo assassinado ao enfrentar o Superboy Primordial.  Eu acredito que sua bela história de amor ficará gravada nas estrelas pra sempre.

Durante a saga A Noite Mais Densa o herói foi ressuscitado como um Lanterna Negro.

O poder dos Lanternas Negros tem sua origem de uma Lanterna Negra que fica circulando o cadáver do Anti-Monitor, no planeta Ryut, um mundo que foi dizimado pelos Caçadores Cósmicos.

O anel deste lanterna se alimenta da emoção (eu não acompanhei a saga por ser extensa demais).

Como curiosidade em DC + Aventura #3, de 2011, temos a rara oportunidade de ler algo sobre o Superman original.

A história “A Cara do Autor” com roteiro de Joe Casey e arte de Derec Aucoin mostra Clark indo entrevistar Benjamin Conrad, autor de Os Homens Vazios que serviu de inspiração para ele se tornar jornalista.

O fato é que o herói original ganhou vida e estava agindo como antigamente defendo os menos favorecidos e atacando quem usava o poder de maneira errada (então o Superman atual fica sendo obrigado a confrontar seu eu passado).

Tendo de lutar contra quem foi um dia e aprendendo algo que “talvez” tenha esquecido há muito tempo. É uma HQ curta mais impactante, pois nela podemos notar como o herói evoluiu nestes 76 anos de existência.

Após o reboot da editora tivemos A Nova Terra, na qual acontece todas as histórias do universo dos Novos 52! Houve o surgimento de uma Terra-2, o gibi A Reunião acontece nesta realidade e a trindade Superman, Batman e Mulher Maravilha combatem as hordas de Apokolips sendo comandadas por Steppenwolf e rechaçando sua invasão.

No conflito apesar de terem vencido a trindade morre em combate numa das melhores histórias que já li. Mais o universo conspira que outros heróis tomem o lugar daqueles que tombaram servindo de exemplo para uma nova geração.

Essa nova geração é composta pelos heróis da Era de Ouro que pertencia a Terra-2 de nossa realidade. Formando uma espécie de Liga ou Sociedade, um conceito até simples, pois inverteram o que já estava estabelecido como normal (mais não deixou de ser interessante).

Pra fechar, o Superman é um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com o seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939.

Confira na galeria abaixo algumas imagens do Superman que garimpei na web

0 1.0-1938 1.1

superman-golden-GE

superman-by-Joe Shuster - Original-19401.3-Superman-terra-2 1.4 1 2.1-simbolos 2.2 2.2-superman-kirk_alyn 2-george-reeves 4-dean-cain 5-Christopher_Reeve 6.0-mike-ohearn

old-superman

6.1 6-darwyn-cooke 7 8 9 10 11 12 13 14 al rio alex-ross 1 alex-ross 2 bruce-timm curt_swan dave bullock dave-bullock des taylor 1 des taylor 2 dick-sprang gary_frank greg-capullo jerry-ordway jim lee josé luiz garcia-lópez 1 josé luiz garcia-lópez 2 josé luiz gargia-lópez 0

dc-heroes

justice-society kevin-nowlan steve-rude superman_by_mgelen terry dodson wallpaper 0 wallpaper 1 wallpaper 2 wallpaper 2 wallpaper 3 wallpaper 4 wallpaper 5 wallpaper 6 wallpaper 7 wallpaper-clark kent wallpaper-jose luiz 3garcia lopez wallpaper-josé luiz garcia-lopéz wallpaper-kingdom-come 1 wallpaper-kingdom-come wallpaper-superman-silver-age wallpaprer-jsa-by-jerry-ordway

Ober un evezhiadenn

Filed under Herói

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s